Reunido em Belo Horizonte para o 10º Encontro Nacional, o Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom) promoveu a troca de experiências sobre práticas comunicacionais realizadas em diferentes universidades do país, elegeu a nova coordenação nacional que irá dirigir o Colégio em 2026 e anunciou os premiados da 1ª Mostra de Design e Audiovisual das IFES. O resultado do encontro ficou registrado na Carta de Belo Horizonte, em que os gestores demarcam suas principais preocupações relacionadas à comunicação pública universitária.
O 10º Encontro Nacional do Cogecom aconteceu na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Campus Pampulha, nos dias 24 e 25 de novembro, e contou, em sua abertura, com a participação da reitora da universidade, Sandra Goulart, da vice–presidente da Andifes, reitora Ana Beatriz Oliveira, e da coordenadora-geral de Relações Estudantis da Secretaria de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação (MEC), professora Lúcia Pellanda, além da diretora do Centro de Comunicação da UFMG, Fábia Lima, e da coordenadora nacional do Cogecom, Kamila Bossato, que também atua como secretária de Comunicação e Marketing da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Em assembleia, realizada na manhã do dia 25 de novembro, os gestores de comunicação elegeram a nova coordenação nacional do grupo, incluindo representantes das cinco regiões do país, conforme definido pelo regimento da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), à qual o Cogecom é vinculado.
Foram eleitos para a gestão que irá dirigir o Cogecom a partir de 1º de janeiro de 2026:
Nordeste: Pablo Monteiro (UFMA), como titular, e Higo Lima (UFERSA), como suplente;
Norte: Edmê Barbosa (UFPA), como titular, e Aline Ferreira (UFAM), como suplente;
Sudeste: Fabricio Leonardi (UNIFESP), como titular, e Monique Bertto (UFV), como suplente;
Sul: Flávia Durgante (UFFS), como titular, e Solange Prediger (UFSM), como suplente;
Centro-Oeste: Bruno Augusto da Silva (UFGD), como titular, e Carlos Oliveira (UFMT), como suplente.
Flávia Durgante, gestora de comunicação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), foi eleita coordenadora nacional do Cogecom.
O grupo também definiu, em assembleia, que os trabalhos em rede serão organizados a partir de Comissões Temáticas, sendo estabelecidas quatro comissões: 1. CT de Radiodifusão, coordenada por Sebastian Faustino (UFRN) e Danilo Azevedo (UFOB); 2. CT de Pesquisa, coordenada por Everton Cardoso (UFRGS) e Fernanda Barbosa (UFRRJ); 3. CT da Agência IFES, coordenada por Michelle Dacas (Unila) e Sarah Scholz (UFPR); 4. CT de Práticas Institucionais e Ações Coletivas, coordenada por Ivanei Salgado (Unifal) e Kamila Fernandes (UFC). Para além dos coordenadores, todos os demais membros do Cogecom deverão integrar alguma comissão para contribuir com os trabalhos ao longo do ano.
A assembleia também deliberou que, a partir de 2027, a troca de coordenação do Cogecom deverá coincidir com a gestão da Andifes, ou seja, deverá se dar no mês de julho de cada ano.
Também deliberou-se que, em 2026, serão realizados dois encontros nacionais do Colégio, o primeiro a ser realizado em Brasília, na sede da Andifes, no mês de maio (data a ser definida), e o segundo a ser realizado em Salvador, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), nos dias 4, 5 e 6 de novembro.
Premiação da 1ª Mostra de Design e Audiovisual
No hall de entrada do prédio do Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD 2), onde aconteceu o Encontro do Cogecom, foi montada a 1ª Mostra de Design e Audiovisual das Universidades Federais, exposição que reuniu 143 trabalhos realizados pelas equipes de comunicação das IFES.
Além da mostra física, os trabalhos foram expostos de maneira virtual, no Museu Digital da Unila, no link https://museudigital.unila.edu.br/mostra-de-design-e-audiovisual-das-universidades-federais/page/2/?perpage=12&view_mode=table&order=ASC&orderby=date&fetch_only_meta=137983%2C13275%2C12589%2C12583%2C12568&taxquery%5B0%5D%5Btaxonomy%5D=tnc_tax_12482&taxquery%5B0%5D%5Bterms%5D%5B0%5D=54&taxquery%5B0%5D%5Bcompare%5D=IN&paged=1&fetch_only=thumbnail.
Os trabalhos inscritos nas categorias Fotografia, Design Gráfico e Vídeo foram avaliados pelos gestores de comunicação, por meio de um formulário digital. Os premiados em primeiro lugar nas três categorias receberão da Andifes R$ 2.500,00, e os segundos lugares, R$ 1.500,00. Os mais votados foram os seguintes:
Fotografia:
1º lugar – Esporte na UFRJ, da UFRJ (https://museudigital.unila.edu.br/mostra-de-design-e-audiovisual-das-universidades-federais/esporte-na-universidade/)
2º lugar – Formando com sua família, da UFC (https://museudigital.unila.edu.br/mostra-de-design-e-audiovisual-das-universidades-federais/formando-com-sua-familia-na-colacao-de-grau-2025-1/)
Menções honrosas: Acessibilidade e visibilidade na UFRJ, da UFRJ (https://museudigital.unila.edu.br/mostra-de-design-e-audiovisual-das-universidades-federais/acessibilidade-e-visibilidade-na-ufrj/); A primeira, da UFU (https://museudigital.unila.edu.br/mostra-de-design-e-audiovisual-das-universidades-federais/a-primeira/); e Formação intercultural para educadores indígenas, da UFMG (https://museudigital.unila.edu.br/mostra-de-design-e-audiovisual-das-universidades-federais/formacao-intercultural-para-educadores-indigenas-na-ufmg/)
Design Gráfico
1º lugar – Folder-cartaz semana da sergipanidade, da UFS (https://museudigital.unila.edu.br/mostra-de-design-e-audiovisual-das-universidades-federais/folder-cartaz-semana-da-sergipanidade-ufs/);
2º lugar – Campanha da recepção estudantil ½, da UFSM (https://museudigital.unila.edu.br/mostra-de-design-e-audiovisual-das-universidades-federais/campanha-de-recepcao-estudantil-1-2-da-ufsm/)
Menções honrosas: Revista Darcy, da UnB (https://museudigital.unila.edu.br/mostra-de-design-e-audiovisual-das-universidades-federais/revista-darcy-especial-cai-no-pas-2024/); Planner UFU, da UFU (https://museudigital.unila.edu.br/mostra-de-design-e-audiovisual-das-universidades-federais/planner-ufu/); Cartaz IV Comunica Ciência, da UFU (https://museudigital.unila.edu.br/mostra-de-design-e-audiovisual-das-universidades-federais/cartaz-iv-comunica-ciencia/)
Vídeo
1º lugar – A Sustança, da UFRN (https://museudigital.unila.edu.br/mostra-de-design-e-audiovisual-das-universidades-federais/a-sustanca/)
2º lugar – Vinheta de abertura Fala Minerva, da UFRJ (https://museudigital.unila.edu.br/mostra-de-design-e-audiovisual-das-universidades-federais/vinheta-de-abertura-fala-minerva/)
Menções honrosas: UFV Vídeo Centenário, da UFV (https://museudigital.unila.edu.br/mostra-de-design-e-audiovisual-das-universidades-federais/ufv-video-centenario-ufv/); Dia Mundial da Educação, feito em parceria por Unifesp, UFABC, UFSCar e IFSP (https://museudigital.unila.edu.br/mostra-de-design-e-audiovisual-das-universidades-federais/dia-mundial-da-educacao/); Campanha Pare, perceba, escute!, da UFOP (https://museudigital.unila.edu.br/mostra-de-design-e-audiovisual-das-universidades-federais/campanha-pare-perceba-escute-ep-1-antiracismo-uma-educacao-antirracista-e-responsabilidade-de-todos-nos/);
Carta de Belo Horizonte
O 10º Encontro Nacional do Cogecom foi finalizado com a aprovação da Carta de Belo Horizonte, texto que reúne as principais preocupações dos gestores com a produção e a difusão da comunicação pública universitária, tendo em vista o contexto de ameaças às universidades, restrições orçamentárias severas e escassez de pessoal especializado.
Na carta, os gestores reforçaram o papel estratégico, e não só instrumental, da comunicação para a promoção e a defesa da universidade pública, enquanto instituição essencial para a promoção da democracia e das transformações sociais.
Também demarcaram a necessidade de que haja o reconhecimento da comunicação produzida pelas universidades como comunicação pública, de qualidade e de grande alcance em todo o país. Neste sentido, os gestores cobram que a Lei do Streaming, em discussão agora no Senado Federal, inclua os canais de TV universitários entre os canais nacionais que as plataformas de conteúdo audiovisual terão que difundir obrigatoriamente em sua carta de serviços. O projeto aprovado na Câmara dos Deputados excluiu as emissoras das universidades, o que representa um contrassenso ao projeto de expansão da comunicação pública que tem sido liderado pela Empresa Brasil de Comunicação com as instituições federais de ensino superior.
A Carta de Belo Horizonte pode ser lida na íntegra no link a seguir: https://drive.google.com/file/d/1Tx6cT-y8UoJjyt9-o_NH3InE7Xc-cINv/view?usp=sharing.